O lançamento será na base do banco, na Espanha, onde a empresa tem 35 mil funcionários, e vai se expandir para mais de 26 outros países, disseram as companhias em comunicado conjunto.
Quando concluída, a implementação da plataforma no BBVA será a ferramenta de comunicação e colaboração baseada em nuvem da Google, que inclui aplicações como Gmail, Calendar, Sites, Docs e Talk, bem como uma variedade de recursos de segurança e de gestão de TI.
O CIO do BBVA, Jose Olalla, disse em uma postagem de blog que mudar as metas do banco para o Google Apps vai ajudar aos funcionários a colaborar mais e de forma mais eficiente, e a ação também vai "transformar nossas operações de negócios."
"Integrar o Google Apps for Business com nossas ferramentas próprias vai permitir introduzir uma nova forma de trabalho em que os funcionários têm acesso a toda a informação que precisam com apenas um clique, não importa onde eles estejam ou qual dispositivo estão usando, e poderemos colher os benefícios da utilização de ferramentas de colaboração avançada ", escreveu Olalla.
Nem a declaração nem a postagem de blog mencionaram quais e-mails e sistema de colaboração ou softwares da própria empresa serão substituídos pelo Google Apps.
Um porta-voz BBVA afirmou, via e-mail, que as empresas não irão divulgar todas as informações financeiras sobre o acordo. A Google não respondeu aos contatos da redação.
Grandes clientes
O vice-presidente da Google Enterprise Amit Singh declarou ao IDG News Service, no mês passado, que a empresa planeja anunciar em breve vários novos clientes do Google Apps ,que excediam a marca de 100.000 usuários.
A Google está em uma intensa luta contra a Microsoft no mercado de serviços de colaboração e comunicação baseados em nuvem. Embora a Microsoft tenha historicamente dominado este mercado com produtos como o Outlook, Exchange e o SharePoint, a Google emergiu como uma ameaça real, já que alguns clientes a mudaram para a plataforma da concorrente.
Até meados de 2011, a Microsoft estava presente neste mercado com o seu produto Business Productivity Online Suite (BPOS), que não competia muito como Google Apps, por isso a Microsoft lançou uma alternativa muito mais potente, o chamado Office 365.
Agora, o Google Apps e o Office 365 estão concorrendo cabeça a cabeça, já que cada vez mais empresas de todos os tamanhos optam por migrar para sistemas de colaboração baseados em nuvem.
Para a Google, o acordo com BBVA é significativo, não só por causa do número de usuários finais envolvidos, mas também porque o cliente é um banco grande, multinacional, com rigorosos requisitos de segurança de dados que devem ser atendidos pela companhia que oferece os serviços.
Fonte: ComputerWorld, em 12/01/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário