A Fox pode ter se esquecido, mas a estrela dos Muppets já demonstrou seu patriotismo em diversas ocasiões
Ao ser perguntado sobre se os Muppets tinham “uma perigosa agenda liberal” para transmitir às crianças, como a Fox os havia acusado, Caco não perdeu o bom humor, mas adotou um tom diplomático: “Extremamente perigosa! ... É engraçado, eles estão preocupados com o fato de a gente ter algum preconceito contra as companhias de petróleo. Posso dizer categoricamente que isso não é verdade. Se tivéssemos algum problema com essas empresas, porque estaríamos o filme inteiro circulando com nosso ‘Rolls Royce’”, disse o anfíbio, provocando risos nos jornalistas.
Imediatamente, Piggy corta seu companheiro e parte para uma abordagem mais combativa e política. De acordo com a estrela suína, essa acusação (de que os Muppets seriam comunistas) “é tão risível quanto considerar a Fox News um canal de notícias”, (tradução para o português do trocadilho “accusing Fox News of being news” ) e foi amplamente aplaudida pela plateia.
O diretor
Durante o Festival de Dubai, ocorrido em dezembro de 2011, o diretor James Bobin já havia comentado sobre a matéria da Fox Business. ”É uma estranha mudança de rumo ouvir uma pergunta como essa”, respondeu Bobin, sob risos, ao jornal Hollywood Repórter.
“TVs a cabo tem programação de 24 horas, então é preciso preenchê-la com qualquer coisa. Não,os Muppets não são comunistas. E o personagem Tex Richman não é uma alegoria do capitalismo. O personagem se chama Tex Richman. É uma piada. Trata-se claramente de um clássico vilão das antigas. Ele não é mau porque trabalha em uma companhia de petróleo, mas porque é um homem maligno”.
“Denúncia”
Em dezembro, o programa “Follow the Money” (ou “Siga o Dinheiro”, em português), acusou o filme de fazer parte de uma conspiração “liberal” para persuadir as crianças a rejeitarem o capitalismo. O programa, apresentado por Eric Bolling, polemizou principalmente em torno de Tex Richman, vilão do ultimo filme da franquia, Muppet Domination, interpretado pelo ator Chris Cooper.
A Fox Business, pertencente ao grupo Fox Entertainment, do qual faz parte o polêmico canal Fox News, é o principal expoente da mídia conservadora norte-americana. Seus apresentadores, não entenderam porque o vilão deve ser um magnata do ramo petrolífero. No filme, Richman quer tomar o cinema dos Muppets, sem indenização, porque no terreno está localizado em um poço de petróleo.
Aparentemente, o apresentador Eric Bolling continuou se levando a sério e, na semana seguinte ao programa, após receber uma série de críticas, desculpou-se, mas convidou, Caco e Piggy para um debate sobre economia.
Fonte: Opera Mundi, em 31/01/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário