Procurando....

segunda-feira, 28 de maio de 2012

#Música Noite Ilustrada - O Grande Intérprete de Ataulfo Alves

No dia 10 de abril de 1928, na cidade de Pirapetinga, Minas Gerais, nascia Mario de Souza Marques Filho, que ficaria conhecido como o cantor Noite Ilustrada.


Seus pais, Mário e D. Alexandrina Maria, separaram-se quando ele ainda era bem pequeno, e para ajudar a mãe, começou a trabalhar ainda garoto, como engraxate, carregando leite para fábrico de leite, pequenos trabalhos na estação de trem, etc.

Tempos de Criança

Mas não conseguindo manter o filho, a mãe acabou por mandá-lo viver com o pai, no Rio de Janeiro. O pai, por sua vez, sendo motorista em uma fábrica na fábrica de lâmpadas da Ge, resolveu colocar o garoto num colégio interno, encaminhando-o para o SAM - Serviço de Assistência aos Menores.

Depois estudou, ainda como interno, no Instituto Profissional Getúlio Vargas, de onde saiu com 17 anos, tendo aprendido a trabalhar com móveis.

Rapaz não Fique Assim

Trabalhou na Vila Isabel, onde entrou pela primeira vez em contato com a música, nas rodas de samba, encontrando-se com membros de várias escolas de samba.

Esperto e bonzinho, além da música, também tinha inclinação para o futebol, e foi tentar ser jogador em Minas Gerais, na cidade de Além Paraíba. Foi quando conheceu o humorista Zé Trindade, que fazia shows na região.

Menor Abandonado

Como tocasse violão, Zé Trindade convidou-o para acompanhá-lo.

Na excursão, um colega faltou e para substituí-lo, entrou para cantar no palco pela primeira vez. Na hora da estréia, Zé Trindade esqueceu seu nome e, pondo a mão no bolso, encontrou um exemplar da revista "Noite Ilustrada". Na mesma hora decidiu apresentá-lo: "E agora com vocês a grande revelação...Noite Ilustrada!" O apelido pegou, e até sua esposa passou a chama-lo dessa maneira.

Retornou ao Rio de Janeiro em meados dos anos 1950, ingressando na Escola de Samba Portela, atuando como sambista em "shows", incluindo excursões para a capital paulista, onde acabou por radicar-se em 1955.

Na capital paulista trabalhou como crooner nas boates Captain's e Meninão.

Laranja Madura

Foi contratado pela Rádio Nacional e pela Tv Paulista em 1958, mesmo ano em que gravou seu primeiro disco, com os sambas "Cara de boboca", de Jaime Silva e Edmundo Andrade e "Castiguei", de Venâncio e Jorge Costa, além das primeiras composições de sua autoria, o samba "Quem faltava no samba" e a batucada "Sereno", esta em parceria com Ferreira Maia.

Em 1962 gravou a marcha "Maria Tereza", de Donga e Valfrido Silva, o "Samba em Mangueira", de sua autoria e Jorge Costa, e aquele que seria seu grande sucesso, o samba "Volta por cima", de Paulo Vanzolini, que se tranformaria num clássico da MPB.Nesse mesmo ano gravou seu primeiro LP " O Ilustre".

Volta Por Cima

Em 1963 gravou "Dedo de luva", de Humberto Carvalho e Afonso Teixeira, "Bolas de papel", de Valdemar Ressurreição, os sambas "Volte pra casa", de Sérgio Malta, "Andorinha", de sua autoria e Antonio Mota e "Toalha de mesa", de Carminha Mascarenhas, Dora Lopes e Wilson Chumbo.

Lançou o LP "Noite Ilustrada", contendo "Pra machucar meu coração", de Ary Barroso, "Botões de laranjeira", de Pedro Caetano, "Boneca de pano", de Ataulfo Alves e "Louco", de Henrique de Almeida e Wilson Batista, além do sucesso "Volta por cima".

Louco

Em 1964 lançou o LP "Noite no Rio", com "A flor e o espinho", de Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito e Alcides Caminha.

Em 1965 o sucesso foi o samba "O neguinho e a senhorita", do compositor do morro do Salgueiro Noel Rosa de Oliveira, lançado no LP "Caminhando" .

Em 1966 lançou o LP "Depois do carnaval", com a faixa título, de Jorge Costa e Paulo Roberto.

Em 1969 lançou o LP "Revivendo o mestre Ataulfo", com composições do compositor Ataulfo Alves, entre as quais "Meus tempos de criança", "Vida da minha vida", "Vassalo do samba", "Fim de comédia", "Laranja madura" e "Pois é".

O Neguinho e a Senhorita

Em 1970, com Isaura Garcia, lançou o LP "Papo furado", com "Meu choro pra você", de Torquato Neto e Gilberto Gil, "Pra você", de Sílvio César, "Quem te viu quem te vê", de Chico Buarque e "Nega manhosa", de Herivelto Martins, entre outros, além de lançar o LP "Samba sem problemas", que trazia "Barracão", de Oldemar Magalhães e Luiz Antônio, "Crioulo sambista", de Sinval Silva e Nelson Trigueiro, "Terra seca", de Ary Barroso e "Nervos de aço", de Lupicínio Rodrigues.

É Doloroso

Em 1971, no LP "Noite Ilustrada", gravou a "Balada nº 7 - Mané Garrincha", de Alberto Luís.

Em 1972 lançou o LP "Samba é comigo mesmo", onde gravou "Preconceito", de Cartola, "Orgulho e agonia", de Fernando Mauro e Nelson Cavaquinho e "Atraso em meu caminho", de Jair do Cavaquinho e Picolino, e lançou também o LP "Noite Ilustrada interpreta Marques Filho", cantando composições de sua autoria uma vez que Marques Filho vinha a ser ele mesmo, que utilizava parte de seu sobrenome como autor.

Pout-Pourri

Em 1975 lançou o LP "Noite Ilustrada", com as músicas "Eu nasci no morro", de Ary Barroso, "Laurindo", de Herivelto Martins, "Pra esquecer", de Noel Rosa, "Cravo vermelho", de Geraldo Filme e "Chora viola", de Paulo Rogério e Adauto Santos.

Em 1976 lançou novo LP que incluía, entre outras, "Cadeira de bar", de sua autoria, "Não posso parar de cantar", de Zé Pretinho da Bahia, "Sambista apaixonado", de Gracia e Mano Décio da Viola e "Copo da saudade", de Clayton e Dora Lopes.


Cadeira de Bar

Em 1978 lançou o LP "Não me deixe só", onde gravou "Atalhos", de Everaldo Cruz e Nei Lopes, "Mensagem", de Aldo Cabral e Cícero Nunes, "Abri a porta", de Jorge Costa e a música título de sua autoria e Antônio Motta.

Em 1979 gravou no LP "À vontade", "Barraquinho", de João Roberto Kelly, "Casa antiga", de Raul Sampaio, "Cabeça fria", de Luiz de França e Armando Nunes e "Ressentimento", de sua autoria .

Bola de Papel

Em 1981 lançou o LP "O fino do samba", com clássicos do samba como "Antonico", de Ismael Silva, "Prece ao sol", de Candeira, "A flor e o espinho", de Alcides Caminha, Guilherme de Brito e Nelson Cavaquinho, "Pedro do Pedregulho", de Geraldo Pereira e "Madrugada", de Zé Kéti.

Em 1982 lançou o LP "Profecia", considerado um clássico do samba, com músicas como "Juramento", de Zé Kéti, "Proteção", de Nelson Cavaquinho e "Itamaracá", de sua autoria, uma homenagem ao Recife, onde residiria por dez anos ( 1984-1994).

Fênix

Em 1986 gravou o LP "Cada vez melhor", com um pot-pourri com seus grandes sucessos e um outro com composições de Nelson Cavaquinho.

Em 1998 lançou o CD "Eu sou o samba", que trazia "Perfil de um sambista" que o compositor Adauto Santos fez em sua homenagem, "Cadeira de bar", de sua autoria, "Sorriso antigo", de Aldecy e Candeia, "Pra machucar meu coração", de Ary Barroso e "Aos pés da cruz", de Zé da Zilda e Marino Pinto. Este CD foi relançado três anos depois com o título de "Perfil de um sambista".

Esperanças Perdidas - Com Joana

Figura lendária da noite paulistana, o famoso intérprete morreu na cidade de Atibaia, no Estado de São Paulo, em 28 de julho de 2003, aos 76 anos de idade, depois de 20 dias internado no Hospital de Atibaia, tentando resistir a um câncer pulmonar.

Trabalhou até pouco tempo antes de sua morte, deixando dois CDs inéditos: "Noite Ilustrada canta Ataulfo Alves - Ao mestre com carinho" ( lançado semanas após sua morte) e "Noite interpreta Lupicínio Rodrigues".

Deus Me Perdoe





Fonte: Eu Canto Samba, em 11/04/2012

LEIA TAMBÉM:

Nenhum comentário: