Procurando....

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Expressões populares: Certo X Errado

Galera,

Usamos várias expressões populares de forma errada em nosso cotidiano. A origem dessas variações indevidas (vamos chamar assim...) vem da sua utilização popular, sem nenhum registro formal dos dicionaristas... Aliás, esse é um grande problema da língua portuguesa: forte apego ao formalismo, à gramática, sem reconhecer as variações linguísticas!

Para acompanhar essa questão da gramática X linguística, indico a leitura mensal da coluna de Marcos Bagno, na revista Caros Amigos.

De resto, vamos citar alguns exemplos que consegui levantar pela internet:

1. HOJE É DOMINGO, PÉ DE CACHIMBO
Afinal, o que é um pé de cachimbo?? Então, o correto é: HOJE É DOMINGO, PEDE CACHIMBO... Domingo é um dia especial para relaxar e fumar um cachimbo ao invés do tradicional cigarro (para aqueles que fumam, naturalmente...).

2. Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho-carpinteiro
Mas que bicho é esse que é carpinteiro, um bicho pode ser carpinteiro??? O correto é; Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro!

3. Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão
Bom, para a batata esparramar pelo chão, quando ela nasce, ela tem que cair do galho e desmantelar toda!! E, para isso, a batata tinha que crescer em árvore e não embaixo da terra, né?? re, re, re... O correto é: Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.

4. Cor de burro quando foge
Burro muda de cor quando foge??? Qual cor ele fica??? Porque ele muda de cor??? O correto é: Corro de burro quando foge.

5. Quem tem boca vai a Roma
Bom, esse eu entendia, de um modo errado: ensava que quem sabia se comunicar ia a qualquer lugar!. Mas, o correto é: Quem tem boca vaia roma. (roma é em minúsculo, mesmo, pois tratava-se do governo de Roma). Então, não tem nada a ver com comunicação... É quase uma campanha contra o governo da antiga Roma...

6. Cuspido e escarrado
Quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa. Mas o correto é: Esculpido em Carrara. Carrara é um tipo de mármore, sendo que as esculturas nesse material permitem grande semelhança com o modelo original.

7. Quem não tem cão, caça com gato
Entendia também, errado, mas entendia! Se não tem o cão para ajudar na caça o gato ajuda! Tudo bem que o gato só faz o que quer, mas vai que o bicho tá de bom humor! O correto é:'Quem não tem cão, caça como gato. Ou seja, sozinho!

Nenhum comentário: