Pode parecer videogame, mas não é. Agora o fã de futebol tem a chance de se tornar dirigente e comandar um time de verdade. Baseado em uma comunidade inglesa – MyFootballClub –, acaba de ser criado o portal MTDF (Meu Time de Futebol), que pretende comprar uma equipe e definir o destino do clube a partir do voto de todos os seus membros.
O MTDF é um site com o objetivo de agregar milhares de pessoas e cada um pagará uma pequena anuidade que, somada às cotas de alguns patrocinadores, dará o montante para assumir o controle de um time através do processo de clube-empresa. O objetivo dos criadores é adquirir uma equipe da Série B do futebol brasileiro no segundo semestre para disputar o Campeonato Brasileiro já em 2009. Até lá, o portal quer juntar os membros e conquistar os patrocinadores.
Na versão inglesa do projeto, os sócios têm de pagar uma taxa de 35 libras esterlinas (cerca de R$ 140,00). Após uma votação na internet, o time escolhido para ser comprado pelos sócios foi o Ebbsfleet United FC, atualmente na quinta divisão do futebol inglês. A equipe foi adquirida pelo grupo de 27 mil sócios em dezembro.
No Brasil, o projeto é conduzido pelo administrador de empresas Vicente Di Cunto, a advogada Tatiana Agopian, os empresários Eric Mifune e Paulo Costa e pelo economista Silvio Vartan.
“Logo no início do projeto MyFootballClub, idealizado na Inglaterra, ficamos extremamente empolgados com o conceito e decidimos fazer o mesmo no Brasil, com uma motivação de criar algo diferente, mais claro e mais participativo para todos os apaixonados pelo esporte”, disse Vicente Di Cunto.
O dinheiro arrecadado pelo projeto será investido no time de futebol e as pessoas que aderirem ao MTDF terão uma condição privilegiada. Eles participarão das decisões de todas as esferas do time, desde a compra e venda de jogadores, passando pela escolha dos dirigentes e técnicos, chegando à escalação para as partidas, tudo em votações feitas pelo site.
“Um dos conceitos mais importantes é que todos os membros terão um objetivo único e comum ao entrar e tomar as decisões, que é o sucesso do time. Assim, não haverá segundas intenções dos membros em ganhar dinheiro, algo que poderia desvirtuar o princípio do projeto”, explicou Vicente.
Numa primeira fase, o site pretende conseguir 50 mil cadastrados gratuitamente. Após atingir esse objetivo, essas pessoas serão convidadas a tornarem-se membros, através do pagamento de uma anuidade de R$ 78,90 cada um. O dinheiro só será arrecadado quando for alcançado um número mínimo de associados, que permitirá viabilizar o projeto. Se mesmo após a arrecadação do dinheiro não ocorrer a negociação do time, os associados serão ressarcidos.
Para um time concorrer à possibilidade de ser administrado pelo MTDF, alguns critérios precisam ser respeitados: o time poder se transformar em clube-empresa; ter pouca ou nenhuma dívida; ter potencial para atingir, em médio prazo, a Série A do Campeonato Brasileiro; e estar disposto a aceitar o modelo de administração do MTDF.
Para conhecer todos os detalhes, basta entrar no www.mtdf.com.br e se cadastrar gratuitamente. Além disso, o usuário poderá participar de enquetes e discussões amplas sobre o futebol.
Mais informações www.mtdf.com.br.
Um comentário:
Qual a Diretoria ou CD de um clube participante da Série B do Campeonato Brasileiro, que vai permitir a venda do mesmo a um Grupo em formação disposto a administrar este Clube? Isto poderá acontecer se esta agremiação estiver à beira da falência e sem condições de sobreviver, o que parece não está acontecendo com nossos clubes, principalmente agora quando todos vão receber ajuda da nova loteria TIMEMANIA, pois todos os participantes da Série B, serão
beneficiados. Não seria mais lógico
com a participação e a contribuição
desses 50.000 sócios, a fundação de
um novo Clube desportivo para a pratica do futebol profissional, em
uma das principais cidades brasileiras? Fica aqui, pois, a minha sugestão, já que estou me cadastrando para participar desse
Projeto, aproveitando desta oportunidade para fazer este Comentário inicial, que poderá abrir caminho para outros.
Júlio Monteiro da Silva
Natal-RN.
p
Postar um comentário