Procurando....

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Expressões populares: Certo X Errado

Galera,

Usamos várias expressões populares de forma errada em nosso cotidiano. A origem dessas variações indevidas (vamos chamar assim...) vem da sua utilização popular, sem nenhum registro formal dos dicionaristas... Aliás, esse é um grande problema da língua portuguesa: forte apego ao formalismo, à gramática, sem reconhecer as variações linguísticas!

Para acompanhar essa questão da gramática X linguística, indico a leitura mensal da coluna de Marcos Bagno, na revista Caros Amigos.

De resto, vamos citar alguns exemplos que consegui levantar pela internet:

1. HOJE É DOMINGO, PÉ DE CACHIMBO
Afinal, o que é um pé de cachimbo?? Então, o correto é: HOJE É DOMINGO, PEDE CACHIMBO... Domingo é um dia especial para relaxar e fumar um cachimbo ao invés do tradicional cigarro (para aqueles que fumam, naturalmente...).

2. Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho-carpinteiro
Mas que bicho é esse que é carpinteiro, um bicho pode ser carpinteiro??? O correto é; Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro!

3. Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão
Bom, para a batata esparramar pelo chão, quando ela nasce, ela tem que cair do galho e desmantelar toda!! E, para isso, a batata tinha que crescer em árvore e não embaixo da terra, né?? re, re, re... O correto é: Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.

4. Cor de burro quando foge
Burro muda de cor quando foge??? Qual cor ele fica??? Porque ele muda de cor??? O correto é: Corro de burro quando foge.

5. Quem tem boca vai a Roma
Bom, esse eu entendia, de um modo errado: ensava que quem sabia se comunicar ia a qualquer lugar!. Mas, o correto é: Quem tem boca vaia roma. (roma é em minúsculo, mesmo, pois tratava-se do governo de Roma). Então, não tem nada a ver com comunicação... É quase uma campanha contra o governo da antiga Roma...

6. Cuspido e escarrado
Quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa. Mas o correto é: Esculpido em Carrara. Carrara é um tipo de mármore, sendo que as esculturas nesse material permitem grande semelhança com o modelo original.

7. Quem não tem cão, caça com gato
Entendia também, errado, mas entendia! Se não tem o cão para ajudar na caça o gato ajuda! Tudo bem que o gato só faz o que quer, mas vai que o bicho tá de bom humor! O correto é:'Quem não tem cão, caça como gato. Ou seja, sozinho!

Canadá apresenta carro elétrico com carroceria de fibra de maconha

Depois de anunciar a produção de um carro feito com fibra natural, a empresa canadense Motive apresentou oficialmente a novidade durante a conferência EV 2010 VÉ em Vancouver, Canadá.

Kestrel, fabricado pela Motive, utiliza fibra de maconha na carroceria
Kestrel, fabricado pela Motive, utiliza fibra de maconha na carroceria (Foto: Divulgação)

O modelo, batizado de Kestrel, utiliza motor elétrico e traz a carroceria composta por cânhamo, material derivado da Cannabis sativa, nome científico da maconha. De acordo com a fabricante, a fibra da planta é mais viável por não enferrujar, absorver melhor os impactos e ser mais leve. A novidade pesa 850 kg e tem capacidade para até quatro pessoas.

Em relação ao design, a empresa afirma que apostou em linhas simples. "Os veículos elétricos precisam ser eficientes, por isso que o desenho do Kestrel tinha que ser simples (com o mínimo de componentes), leve e atrativo para os olhos", afirmou em nota o designer do carro, Darren McKeage.

Para o presidente da Motive, Nathan Armstrong, a oportunidade é única por promover progressos significativos no setor do automóvel e "apoiar o setor canadense do automóvel ao proporcionar produtos sustentáveis e oportunidades para criar novos trabalhos 'verdes' no setor manufatureiro".

A potência não foi revelada, mas os dados oficiais dão conta que ele atinge velocidade máxima de 135 km/h e tem autonomia para 160 quilômetros. O Kestrel é um dos modelos que faz parte do Project Eve, consórcio de empresas para desenvolver a eletromobilidade no Canadá. As vendas dele deverão começar em 2012.

Fonte: Auto Esporte, em 16/09/2010

O último gol de Pelé - Aos 70 anos

Esse vídeo foi lançado em 16 de junho de 2010, um filme publicitário, feito pela Y&R, com produção da O2, para a VIVO, mostrando o desejo de Pelé fazer seu último gol pela seleção brasileira. Divirtam-se com esta espetacular produção de Fernando Meirelles.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Grécia: milhares protestam em Tessalônica contra rigor fiscal

O primeiro-ministro grego, Giorgos Papandreou, manifestou sua vontade de dar andamento a seu plano de rigor fiscal para tirar o país da crise financeira, apesar dos protestos de milhares de pessoas, que marcharam pelas ruas de Tessalônica (norte) contra sua política de ajuste.

Os manifestantes, em torno de 20.000 segundo a polícia, fizeram passeatas após serem convocados pelos sindicatos e partidos de esquerda na segunda maior cidade do país, gritando slogans como "quem tem que pagar a crise é o capitalismo" ou "nacionalização dos bancos".

Mas em seu discurso, feito na Feira Internacional de Tessalônica, o primeiro-ministro chamou os gregos a "continuar fazendo os esforços e sacrifícios" que permitiram, na opinião dele, "salvar o país da bancarrota".

"Promovo esta batalha sem pensar no custo político, é uma batalha para a sobrevivência da Grécia. Ou realizamos juntos, ou afundamos", afirmou.

Entre as medidas que devem ser adotadas rapidamente e que se somam à reforma do sistema de previdência e ao corte de salários dos funcionários públicos, Papandreou mencionou a adoção de um "novo marco regulatório para a manutenção dos hospitais", para, segundo ele, "colocar ordem nesse setor".

Também se comprometeu em "abrir" para o mercado profissões fechadas, como a dos camioneiros, reestruturar o Orgão Público das Ferrovias, muito endividado, assim como outros órgãos públicos endividados, e liberalizar o mercado de energia", em referência à supressão do monopólio da empresa pública de eletricidade.

Prometeu proteção "aos desempregados e outros grupos frágeis da sociedade, com um aporte de 3,5 bilhões de euros procedentes sobretudo dos programas europeus", assim como "a simplificação dos procedimentos para as empresas, destinados a promover os investimentos, o desenvolvimento verde, a pesquisa e a inovação".

Mas para os manifestantes, as consequências sociais do drástico plano de reajuste são inaceitáveis no dia a dia.

"Querem que o povo pague, mas são os industriais e os banqueiros que levaram o dinheiro", gritava Manolis Spathis, 24 anos, recém-formada em economia, que viajou de Atenas para protestar.